Benefícios de colorir mandalas para as crianças

Benefícios de colorir mandalas para as crinças

Os benefícios de colorir mandalas para crianças é um dos descobrimentos feitos recentemente. Nos últimos tempos, os especialistas perceberam que, além de um símbolo espiritual e ritual, as mandalas também podem ser usadas ​​na educação de crianças, porque têm múltiplos benefícios.

Colorir princesas da Disney os super-heróis não é ruim, mas e se colocarmos uma mandala entre os desenhos para pintar? Não parece uma má ideia, tendo em vista as seguintes vantagens:

1. Pintar ou colorir mandalas ajuda à criança a fortalecer a sua atenção e concentração.

2. Promove o controla o domínio do corpo, especialmente as habilidades motoras finas das mãos e dedos, o que favorece a capacidade de escrever, desenhar, manipular objetos, entre outros.

3. Desenvolve a paciência: colorir uma mandala requer tempo, tranquilidade, paciência, tenacidade e perseverança para dar cor às múltiplas formas e figuras do seu interior.

4. Ajuda para o tratamento do TDAH: o estudo “Meditação com mandalas em alunos do 6º ano diagnosticados com SDA” mostra que crianças expostas por 2 meses ao desenho de mandalas, os ajudaram a melhorar a sua concentração e atenção.

5. Estimula a criatividade e imaginação da criança.

6. Ajuda à formação da inteligência e raciocínio da criança.

7. Diminui os níveis de stress, também durante o tempo em que a criança pinta uma mandala, você pode colocar música no fundo para que o efeito relaxante e calmante seja ainda maior.

8. Promove o bem-estar interior da criança, concentrando-se em uma atividade prazerosa como a pintura.

9. Reduze o stress e a ansiedade. Os pais devem tentar manter a criança longe desses males que estão se tornando mais comuns.

10. As mandalas permitem às crianças trabalhar conceitos geométricos como os círculos, triângulos, quadrados, e estrelas.

11. Colorir mandalas permite às crianças introduzir novos vocabulários, cores, formas, tamanhos e emoções.

12. Promove o aumento da autoestima, permitindo que a criança crie algo único e próprio.

13. As mandalas estimulam o senso estético das crianças.

Em conclusão, pintar mandalas proporciona enormes benefícios para as crianças, são um excelente exercício de estimulação cognitiva, o que as torna um elemento muito importante a considerar, não só na escola, mas também em casa.

Desenhos de mandalas para crianças

Em MuitasMandalas.com oferecemos-te mandalas grátis para imprimir e colorir, além de livros de mandalas para crianças.