O que é uma Mandala

O que é uma mandala

Em algum momento já se deve ter deparado com um desenho em formato circular e muito colorido – mandala. Não se trata apenas de um desenho. É muito mais do que isso…

O que é uma mandala?

A palavra “mandala” vem do sânscrito e significa círculo. Para além da forma geométrica, refere-se também a um círculo sagrado ou mágico. É percepcionada como um símbolo de união com a vida e com o que nos rodeia, remetendo com o seu formato circular para a eternidade e para a ligação do homem com o cosmo.

As mandalas usam geralmente símbolos, desenhos, cores, números e palavras. São usadas como objectos de decoração em todo o mundo e podem vibrar de fora para dentro ou no inverso. Facilmente nos prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e paz.

De onde surgiram as mandalas?

O nascimento das mandalas é apontado no século VIII no Tibete, onde eram usadas como instrumentos de meditação. Estão ainda relacionadas com a cultura budista e hindu. No Oriente surgem relacionadas com rituais de cura, oração e meditação.

No Ocidente, facilmente descobrimos mandalas nos vitrais das igrejas católicas ou na arte sacra do século XVI ao XVIII, onde assumiram especial relevo.

Utilização das mandalas na psicologia e meditação.

A nível universal, a mandala é o símbolo da harmonia e integração.

Muitos psicólogos usam as mandalas como método de terapia. Está provado que ajudam a fixar a concentração e aquietam os pensamentos. As cores usadas estão relacionadas com a psicologia das cores, corrente que afirma que cada cor é responsável por gerar determinadas emoções.

Também são muito usadas em sessão de meditação já que remetem para o interior, ou seja, o próprio centro. Na decoração da casa ou do escritório, trazem a paz e harmonia ao espaço envolvente. De propriedades relaxantes, admirar uma mandala provoca alguma serenidade.

Tipos de mandala.

Existem diferentes tipos de mandalas. Um dos seus aspectos mais importantes são as cores que conferem determinados significados.

  • Rosa Vermelho e Branco: Mandala do Amor/Relacionamento.
  • Vermelho, dourado, laranja, azul real: Mandala da Prosperidade.
  • Verde e motivos florais de qualquer cor: Mandala da Saúde/Harmonia.

As mandalas têm um conjunto de propriedades e características que as tornam únicas. Desde o relaxamento e serenidade proporcionadas, até à energia positiva que emanam. Em qualquer cultura ou modo de utilização, está sempre relacionada com emoções positivas e nobres, de elevação espiritual.

Ter uma Mandala em casa ou aprender a desenhar e pintar pode fazer a diferença a muitos níveis. Experimente e comprove!

 

Os melhores 10 livros para colorir mandalas.