Skip to content

O que é uma Mandala

O que é uma mandala

Em algum momento já se deve ter deparado com um desenho em formato circular e muito colorido – mandala. Não se trata apenas de um desenho. É muito mais do que isso…

O que é uma mandala?

A palavra “mandala” vem do sânscrito e significa círculo. Para além da forma geométrica, refere-se também a um círculo sagrado ou mágico. É percepcionada como um símbolo de união com a vida e com o que nos rodeia, remetendo com o seu formato circular para a eternidade e para a ligação do homem com o cosmo.As mandalas usam geralmente símbolos, desenhos, cores, números e palavras. São usadas como objectos de decoração em todo o mundo e podem vibrar de fora para dentro ou no inverso. Facilmente nos prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e paz.

De onde surgiram as mandalas?

O nascimento das mandalas é apontado no século VIII no Tibete, onde eram usadas como instrumentos de meditação. Estão ainda relacionadas com a cultura budista e hindu. No Oriente surgem relacionadas com rituais de cura, oração e meditação. No Ocidente, facilmente descobrimos mandalas nos vitrais das igrejas católicas ou na arte sacra do século XVI ao XVIII, onde assumiram especial relevo.

Utilização das mandalas na psicologia e meditação

A nível universal, a mandala é o símbolo da harmonia e integração. Muitos psicólogos usam as mandalas como método de terapia. Está provado que ajudam a fixar a concentração e aquietam os pensamentos. As cores usadas estão relacionadas com a psicologia das cores, corrente que afirma que cada cor é responsável por gerar determinadas emoções. Também são muito usadas em sessão de meditação já que remetem para o interior, ou seja, o próprio centro. Na decoração da casa ou do escritório, trazem a paz e harmonia ao espaço envolvente. De propriedades relaxantes, admirar uma mandala provoca alguma serenidade.

Tipos de Mandalas e seus significados: Conheça os simbolismos e benefícios das mandalas

As mandalas são símbolos muito conhecidos em diversas culturas, e são utilizadas para representar diferentes aspectos da vida. Os desenhos circulares com significado simbólico ganharam popularidade ao longo do tempo, e é possível encontrá-las em diferentes contextos, desde a decoração a práticas de meditação e terapia. Nesta secção, vamos explorar os diferentes tipos de mandalas e seus significados, bem como a relação entre esses desenhos e a psicologia. Também veremos como as mandalas podem ser usadas no dia a dia, como ferramenta de autoconhecimento e como artesanato. Acompanhe para saber mais sobre esse universo que une espiritualidade e criatividade!

Os diferentes tipos de mandalas e suas características

As mandalas são símbolos circulares utilizados em diversas culturas para representar diferentes aspectos do universo e da vida. São utilizadas para meditação, oração e como ferramenta terapêutica. Abaixo, apresentamos diferentes tipos de mandalas e suas características.

Mandala de cura e terapia

A mandala de cura e terapia é utilizada como uma ferramenta para ajudar no processo terapêutico de pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e outros problemas emocionais. Essa mandala geralmente é feita de forma livre, como uma forma de expressão individual, e não segue um padrão específico. O objetivo é estimular a criatividade e a autoconsciência.

Mandala de areia

A mandala de areia é uma das manifestações mais conhecidas de mandalas. Ela é geralmente criada por monges tibetanos e leva vários dias para ser produzida. A forma e as cores são escolhidas de acordo com aspectos simbólicos da cultura tibetana. Após a finalização, a mandala é destruída para representar a impermanência da vida.

Mandala de ponto

A mandala de ponto é uma das formas mais antigas de mandalas. É geralmente encontrada em comunidades indígenas e é criada com a técnica de bordado. As mandalas de ponto possuem elementos geométricos e simbólicos que representam a cultura e a espiritualidade dos povos que a produzem.

Uso de mandalas na decoração

As mandalas podem ser utilizadas na decoração, trazendo um toque especial e espiritual para o ambiente. É possível encontrá-las em diferentes formas, cores e tamanhos, deixando-as perfeitas para cada estilo de decoração.

Mandalas como ferramenta de autoconhecimento

As mandalas podem ser utilizadas como uma ferramenta de autoconhecimento. Fazer uma mandala pode ser uma experiência meditativa e pessoal, ajudando a entrar em um estado de fluxo criativo e silenciar a mente tagarela.

Mandalas como artesanato: como fazer sua própria mandala

Fazer sua própria mandala pode ser uma experiência enriquecedora e criativa. Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma mandala, desde desenhá-la até usar materiais e técnicas específicas. Os recursos on-line podem ser úteis para aqueles que desejam aprender mais sobre a criação de mandalas.

Benefícios das mandalas para a saúde mental

As mandalas têm sido utilizadas como uma forma de terapia e meditação, e muitos pesquisadores têm estudado seus benefícios para a saúde mental. A prática da meditação com mandalas pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e promover um maior equilíbrio emocional.

Em suma, há muitos benefícios em usar mandalas em nossas vidas diárias. Elas podem nos ajudar a encontrar paz e a promover a autoconsciência, além de acrescentar beleza e significado à nossa vida cotidiana.

Conclusão

As mandalas são símbolos espirituais e rituais amplamente utilizados em diferentes culturas para a meditação e a autoconsciência. Nestas linhas, pudemos explorar diferentes tipos de mandalas e seus significados, além de como elas podem auxiliar no dia a dia.

Ter uma Mandala em casa ou aprender a desenhar e pintar pode fazer a diferença a muitos níveis. Podes descarregar mandalas para colorir na nossa secção gratuita com lindos desenhos. Experimente e comprove!

Além disso, se quiseres fazer um curso de mandalas, podes fazê-lo aqui.